Selma
Maria

A EDITORA
Casinha na Árvore se preocupa, quanto à produção de livros de arte, em fazer com que esse produto de alta qualidade chegue gratuitamente a públicos de baixa renda por meio da distribuição em escolas públicas. A editora foi construída pela artista educadora Selma Maria do piso ao telhado, e ela colabora desde 2001 regularmente com serviços educativos, curatoriais artísticos e literários em museus, espaços culturais, instituições de ensino público e particular, ONGS, feiras de livros no Brasil e alguns países como Portugal, Espanha e Alemanha.
A editora visa publicar e desenvolver projetos literários, socioeducativos e artísticos, sempre tendo em vista não cair em padrões convencionais de leitura, desafiando leitores a terem cada vez mais olhares poéticos e curiosos.
Nosso público não é apenas infantil, mas pessoas que gostam de unir palavras e imagens para criar jogos entre eles, e assim fazer surgir uma forma única de contar histórias.

PRODUTOS
Por meio da Lei Rouanet, a Editora Casinha na Árvore propõe a criação de um novo projeto literário sobre a preservação do bioma amazônico chamado Sobrevivências Amazônias. Serão feitas 4 mil impressões de um pacote literário composto por livros em diferentes formatos, seguindo um padrão elevado de qualidade e criatividade. Todas as cópias serão distribuídas gratuitamente para instituições públicas de Educação e Cultura de São Paulo (SP), Belém e Canaã dos Carajás (ambas no PA), além de instituições de interesse dos patrocinadores. Além disso, serão realizados workshops em cada uma das cidades supracitadas voltados para educadores de ensino público e bibliotecários.
PACOTE LITERÁRIO
Serão produzidos 4 mil pacotes literários compostos por livros-carta, livrosimagem, livro-conto e livro-acordo. Eles são materiais interativos de leitura, que para se realizar integralmente deve ser feita de maneira coletiva e colaborativa. O conjunto de livros cria uma dinâmica entre os participantes, que deverão interagir poeticamente para a preservação e o cuidado com o bioma amazônico.
INFORMAÇÕES PARA CONSULTA
PRONAC: 258050
Sobrevivências Amazônias
CNPJ: 13.345.750/0001-47

A RODA DA DORA
Por meio da Lei Rouanet, a Editora Casinha na Árvore propõe a criação de um novo livro chamado A RODA DA DORA. Serão feitas mil impressões da obra, seguindo um padrão elevado de qualidade e criatividade em seu formato. Todas as cópias serão distribuídas gratuitamente para instituições públicas voltadas para a Educação e a Cultura na cidade de Itanhandu (MG), especialmente aquelas em regiões mais vulneráveis. Também serão realizados eventos gratuitos de lançamento e oficinas com educadores da rede pública de ensino da cidade, com o intuito de tratar da criação de obras literárias, principalmente infantis.
O LIVRO
A RODA DA DORA é um livro de arte para crianças feito por duas artistas visuais e também escritoras, Selma Maria e Nina Anderson, que publicaram mais de 50 livros e venderam mais de 600 mil livros em programas de incentivo a leitura de programas de governo, como PROAC, PNBE, PNAIS, PNLD, ITAÚ CRIANÇA, entre outros.
Quem inventou a roda? Nesta história, a galinha Dora tem certeza que foi a amiga Lua, que todo mês roda lindamente no céu. Muitas outras rodas existem na natureza, e neste livro você irá conhecer algumas delas. A RODA DA DORA brinca com as formas geométricas e são essas formas que constroem as personagens desta história. Dez palíndromos aparecem neste livro, e tornam a leitura uma ação lúdica com uma brincadeira de linguagem que faz um vai e vem com os olhos dos leitores. Uma escultura feita de metal que espelha palavras e desenhos acompanha o livro e faz com que surjam mais possibilidades de interação com a aprendizagem artístico-literária na infância.
INFORMAÇÕES PARA CONSULTA
PRONAC: 2410099
A Roda da Dora
CNPJ: 13.345.750/0001-47
PARCEIRAS
_pdf.png)
Adriana Barros
Adriana Rocha de Barros é especialista em sustentabilidade, inovação e gestão estratégica, com mais de 10 anos de experiência em projetos de desenvolvimento sustentável. Atua com metodologias como Design Thinking, Estudos de Futuros e Novas Economias para solucionar desafios socioambientais. Formada em Artes Plásticas pela FAAP, tem pós- graduação pela FGV e especializações em Design Thinking e Estudos de Paz. Trabalhou na Synergia Consultoria e Instituto Ethos, além de ser conselheira no Instituto Integral Brasil. Dedica-se a parcerias estratégicas e iniciativas de impacto positivo em biomas como a Amazônia.

Hellena Kuasne
Hellena Kuasne é designer, estilista, professora a artista visual. Estudou cenografia e figurino na SP Escola de Teatro e leciona cursos no SESC. Como artista foi diretora de arte da Exposição e websérie 'Perambular: Livros Viajantes' e trabalhou como assistente da artista Cinthia Marcelle, produzindo exposições no MOMA (EUA), Bienal de Veneza (Itália), Martha Herford (Alemanha) e MASP (SP). Morou em Berlim, Alemanha, onde trabalhou como figurinista em dois filmes, Reparation Day e Transamazônia, esse último foi gravado no Pará com equipe internacional. Há 9 anos comanda a marca de roupa agênero Meninê.

Nina Anderson
Nina Anderson é ilustradora, escritora, cantora, DJ e diretora de arte. Estudou Artes Visuais na Unesp, Pedagogia no Instituto Singularidades, ilustração e teatro em Bolonha, na Itália. Ilustrou e escreveu 20 livros para jovens leitores que foram contemplados com programas federais, estaduais e municipais de incentivo de leitura, como por exemplo, Proac, Itaú Criança, Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), PNAIC, Itaú criança, Minha Biblioteca, PNLD. Ilustrou o livro ABRACADAPALAVRA que foi selecionado para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair.